quinta-feira, 1 de março de 2012

Peixe Espada Preto com Molho de Cebolada


Cá em casa gostamos de peixe, eu em especial. Entre muitos dos peixes de que gosto muito, está o peixe-espada preto que para além de ter um paladar muito saboroso é também um peixe gordo.
Esta espada frita com cebolada traz-me agradáveis memórias da minha infância pois era um prato feito pela minha avó materna que o preparava como ninguém.

 Ingredientes
4 postas de peixe espada preto
2 cebolas cortadas em meias luas
3 tomates picados e libertos de sementes e peles (ou polpa de tomate)
2 dentes de alho picados
Sal
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de colorau
Orégãos
1 anchova
Farinha de milho q.b.


Preparação
Tempere o peixe com sal a gosto. Reserve.
Numa frigideira deite azeite suficiente para fritar o peixe e leve ao lume. Entretanto, passe as postas por farinha (eu passei por farinha de milho mas pode ser de trigo) e quando o azeite estiver bem quente coloque as postas para fritar.
Quando as postas estiverem lourinhas em ambos os lados, retire do lume e coloque num prato com papel absorvente.


Na mesma frigideira onde fritou o peixe, e depois de retirar o azeite da fritura que estiver em excesso, coloque as cebolas e os alhos e refogue. Quando a cebola estiver transparente adicione sal a gosto e o colorau. Envolva bem. Junte o tomate, a anchova e os orégãos e deixe apurar.
Por fim, deite o vinagre e adicione um pouco de água se for necessário. Deixe ficar ao lume por 3 minutos.
Coloque o peixe numa travessa de ir à mesa e no fundo coloque metade da cebolada, depois as postas de espada e por cima a restante cebolada.
Servi com batata cozida cm alho e orégãos e uma salada de alface, tomate e pepino, como é usual cá em casa.


5 comentários:

  1. Esta tua receita lembrou-me que tenho saudades de um bom peixe espada preto. Curiosamente também me evoca memórias de infância...

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha. Gosto imenso das receitas com cebolada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fantástica a tua receita;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado,fez-me lembrar o prato de espada de cebolada da minha avó, muito bom . Abraço

    ResponderEliminar
  5. Meu marido pesca peixe espada. Adoro

    ResponderEliminar