quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tagine de Borrego com Ameixas e Amêndoas


Adoro viajar e por onde passo tento sempre trazer algo comigo... normalmente está relacionado com comida. Gosto muito de visitar os países árabes, mas de todos os que já fui o que mais me encantou com a sua gastronomia foi Marrocos.
Em 2010 fomos a Marraquexe, e de lá trouxe algumas receitas, a harira (sopa marroquina) que já publiquei aqui, o frango assado e a tagine de borrego com ameixas e amêndoas, para além de especiarias e frutos secos.
É com a receita de Tagine de Borrego que vou participar no desafio de aniversário do Blog da Vera denominado "Uma Viagem, um País, uma Receita , um Desafio e A volta ao mundo em 30 dias".
Esta receita foi-me dada por um cozinheiro do restaurante Argana, lugar onde degustei as melhores tagines que já provei até hoje.
Infelizmente o ano passado o Argana foi alvo de um atentado terrorista que deitou abaixo grande parte da sua fachada sobranceira à praça que é património mundial, a praça Djema El Fna.
Jantámos lá algumas vezes e vimos alguns pôr do sol.
Ao fim da tarde, sentados no Argana víamos a praça transformar-se. Djema El Fna durante o dia é predominantemente ocupada por barracas que vendem sumo de laranja, frutos secos, vendedores de água trajando roupa colorida, encantadores de serpentes e jovens com macacos acorrentados.


Com o cair da noite outros negócios tomam conta deste lugar e a praça enche-se de barracas onde os marroquinos vendem a sua comida tradicional.

 Marraquexe é uma  cidade cheia de cor, de pequenos shouks, de cheiros e gente bonita. Adorei e gostava de lá voltar um dia.
Deixo-vos aqui um link que mostra o frenesim que se vive ao longo do dia na Praça Djema El Fna. Pena não mostrar a noite :(

Ingredientes
1 colher de sopa de azeite
1 mão-cheia de amêndoas branqueadas
500 g de borrego cortado aos pedaços
250 g  de cebola, picada
Uma colher e meia de chá   de   gengibre fresco moído
1 colher de chá  de coentro em pó
1 colher de chá de pimenta preta
1 colher de chá de açafrão-da-índia
Sal a gosto (deitei uma colher de chá)
1 pau de canela
200 ml de água quente
12 ameixas secas, demolhadas  e escorridas
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de chá de manteiga clarificada (que eles chamam de ghee), pode usar a manteiga normal
Sementes de sésamo para guarnecer

Preparação

Numa tagine (ou num tacho), deite o azeite, deixe aquecer e salteie as amêndoas
até ficarem douradas.  Adicione o borrego e as cebolas,  o  gengibre,  os   coentros,   o   açafrão,   a   pimenta, o   sal   e   o pau de canela. Envolva tudo muito bem e adicione a água
água e deixe levantar fervura.
Reduza o lume, tape e deixe cozinhar durante 1 hora ou até a carne  ficar   tenra. Se usar um tacho tape com papel de alumínio.
Junte as ameixas e a canela e deixe  ferver. Reduza o lume e coza durante mais 15 minutos.
Adicione o açúcar e a  manteiga. Aumente a intensidade do lume e deixe ferver durante cerca de 5 a 10 minutos, até caramelizar . Retire do lume e guarneça com as sementes de sésamo. Sirva quente com cuscus.
Bom Apetite!!!

6 comentários:

  1. Obrigada pela viagem! Esta tagine tem um aspeto maravilhoso e parece ser deliciosa! Gosto muito deste tipo de comida, adoro especiarias e principalmente gosto de experimentar novos paladares!
    Bjinhos e mais uma vez obrigada pela participação!

    ResponderEliminar
  2. Oh como eu adorava visitar Marrocos. Adorei a tua descrição e as fotos. So de pensar naqueles mercados. Adoro mercados!!!
    Gostei a tua tagine. Embora nunca tenha comido pois nao sou grande fã de borrego.
    Bjocas :*

    ResponderEliminar
  3. Esse é o tipo de passeio que me agrada muito. Não perco oportunidade de registrar todo o universo da gastronomia. É muito enriquecedor.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Esta sugestão deve ser uma delicia!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Adoro tajine, comi apenas uma vez e lembro-me bem dos sabores, pois apesar de gostar bastante do couscous a tajine consegue ser melhor na minha opinião e agora deu saudades de comer ao ver a tua com tão bom aspecto..beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estou adorando as fotos, pois,é meu sonho conhecer esse país...tenho certeza que vai ser uma viagem maravilhosa!

    Adorei essa receita, uma pena que aqui eu não vá achar a carne de borrego com facilidade, penso em trocar por carne de frango, vamos ver no que dá!

    Obrigada pela visita ao EternosPrazeres, muito sucesso com o blog!

    ResponderEliminar