domingo, 18 de maio de 2014

Lapas Grelhadas "Madeira Style" :)

Hoje trago-vos uma iguaria da minha terra, as lapas grelhadas. Também existem lapas em escabeche e o famoso arroz de lapas, que quando bem feito, é bom demais.
As lapas são moluscos univalves (só têm uma concha) que se agarram à superfície rochosa, ficando visíveis e vulneráveis na maré baixa, quando são apanhadas.


Descrições à parte, as lapas grelhadas podem ser servidas como entrada antes de qualquer refeição ou apenas como petisco, que é como mais gosto, acompanhadas de uma cerveja bem fresquinha e de bolo do caco barrado com manteiga de alho. Do melhor que há, num dia de sol ao cair da tarde... :)


Ingredientes
Lapas
Manteiga
Alho bem picadinho
Limão

Preparação
Coloque as lapas (sem lavar, porque se o fizer perdem todo o sabor característico da lapa) limpas de possíveis impurezas numa chapa ou numa frigideira velha.
Por cima de cada lapa, coloque um pouco de manteiga e o alho (para mim o alho é opcional e prefiro até sem ele).

Leve ao lume. Quando a manteiga derreter, regue com o sumo do limão e sirva quente.
Bom Apetite!!!

5 comentários:

  1. Ainda não comi lapas, mas parecem-me bastante atractivas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz e que me lembre, sinceramente também nunca comi. Aspeto muito delicioso
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Gosto e ja tenho feito, mas o molho é diferente,,,,(azeite alho picado limáo) misturo tudo e coloco um pouco em cada lapa, vai ao forno, quando a lapa descolar está pronta a comer, deliciosas

    ResponderEliminar
  4. já tenho feito e gosto, ( azeite alho picado limão piripiri) misturo tudo, e coloco um pouco do molho em cada lapa, vai ao forno quando as lapas descolarem estão prontas, deliciosas

    ResponderEliminar
  5. Não conheço essas lapas me agradou demais.
    beijo grande!

    ResponderEliminar