segunda-feira, 7 de abril de 2014

Workshop de Vinhos

Ao fim de quase um mês de ausência, estou de regresso para vos relatar uma experiência muito interessante que tive neste sábado passado: um "Workshop de Vinhos".


Um grupo de pessoas reuniu-se no Sopitus Bar onde se procedeu à degustação de variados vinhos. Mas como nem só de vinho vive o homem, para acompanhar esta prova, os anfitriões Paula e Luís Reis receberam o Chef Yves Gautier que nos proporcionou um excelente manjar (ao qual esqueci de tirar fotos L).


Falou-se sobre que vinho deve ser servido com que prato, durante quanto deveremos guardar uma garrafa, a importância do tipo de garrafa onde se encontra o vinho e do tipo de copo a utilizar.

O enólogo Américo Pereira do espaço enoMania, foi quem nos guiou ao longo desta viagem sobre o percurso dos vinhos. Houve rosés, brancos e tintos de diferentes castas, combinações de castas, climas, temperaturas, regiões, processos de fabrico, barricas… enfim, aprendi muita coisa e muita ficou por aprender.



Da vinha até ao copo existe um enorme caminho a ser percorrido. E chegado ao copo e antes de levá-lo à boca, há que usar a visão para analisar a limpidez e a cor e o olfato para determinar a intensidade e qualidade do aroma. E finalmente o paladar que nos permitirá inferir quanto à sua qualidade e persistência. Um mundo a descobrir… 

No final da noite voltamos para casa todos felizes e com um certificado na mão a comprovar a nossa presença e aprendizagem. Adorei!!!

Nota: A primeira foto deste post não é da minha autoria. Tirei da página do EnoMania, pois achei-a fabulosa. Desconheço o autor da mesma, caso contrário identificaria.


Sem comentários:

Enviar um comentário