domingo, 2 de setembro de 2012

Compota de Figos

De regresso ao quotidiano, acabaram-se as férias e o trabalho está de volta já, já amanhã.
Incentivada pela nossa amiga Rita Luísa Varela, que procurava uma receita de compota de figo, meti mãos à obra, fui ao meu arquivo de fotos e receitas. Encontrei esta que retirei do Sabor Intenso mas acrescentei vagens de cardamomo e estrela anis. Fiz no ano passado, por esta altura do ano, mas que nunca tinha publicado.
Ingredientes
850 g de figos
750 g de açúcar
Sumo de um limão
1 pau de canela
1 estrela de anis
3 vagens de cardamomo
200 ml de água

Preparação
Numa panela, leve ao lume o açúcar, a água, o sumo de limão, o anis, o pau de canela e o cardamomo. Mexa e deixe ferver.
Retire a parte dura dos figos e abra-os a meio.
Junte um figo de cada vez à calda e mexa, não permitindo que a calda pare de ferver.
Baixe o lume e deixe ferver durante uma hora. Passado esse tempo apague o lume e deixe arrefecer.
Depois de frio, guarde em frascos esterilizados e herméticos.



 

8 comentários:

  1. Estou feliz que tenha voltado.

    Por aqui as coisa não são as mesmas quando as meninas portuguesas estão de férias.

    Noélia e outras...sejam bem vindas!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Marbene!E sempre bom saber que há alguém desse lado que se lembra de nós.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Seja bem vinda novamente querida!
    Tirar férias e descansar é sempre necessário e quando voltamos às atividades as energias estão renovadas não é?
    Amo doce que levam figos, a sua compota está com um aspecto delicioso!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Tirar férias é muito bom,que delícia de doce,boa semana beijos

    ResponderEliminar
  5. Bem vinda de volta!! Férias é tudo de bom!!
    Figos são deliciosos, em compota deve ficar incrível.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  6. Vim conhecer o seu blog e adorei o que aqui encontrei, muitos parabéns. Já sou sua seguidora e voltarei mais vezes.

    Convido-a a conhecer também o meu blog http://narwencuisine.blogspot.pt/

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha!

    Fiquei tentada com esses sabores,

    a mistura das especiarias me encanta e me enche de curiosidade, uma pena que por aqui não temos assim tantos figos!

    ResponderEliminar
  8. Adoro Noelia, perco-me por figos

    beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar