terça-feira, 24 de maio de 2016

Cereais de Aveia com Sementes, Iogurte Grego e Kiwi

Ah… o pequeno-almoço, é a minha refeição preferida!
Quando estou de férias, ou mesmo ao fim de semana, que é quando disponho de mais tempo, costumo caprichar um pouco.
Gosto de começar a manhã com um copo de água temperada com rodelas de pepino ou de limão. Segue-se um copo de sumo de laranja e depois é só apreciar o desenrolar da refeição.


Uma taça de aveia misturada com frutos secos, sementes e coco, à qual adiciono um iogurte grego, alguns arandos vermelhos e uma peça de fruta. Hoje, usei kiwi que acrescenta frescura a esta miscelânea, o que calha bem com a subida de temperatura que já se faz sentir. Nos dias em que faço jogging junto banana para ajudar a combater as terríveis dores musculares.
Por fim, um chá preto com umas folhinhas de hortelã temperado com mel de abelha e uma fatia de pão de centeio acompanhada de um bom queijo. Divino!!! 
Agora é só ler um bom livro, dormitar um pouco, relaxar e apreciar os bons momentos que a vida nos dá.



Ingredientes
400 g de flocos de aveia (de preferência integrais)
30 g de passas
30 g de sementes de abóbora
30 de bagas de goji
30 de linhaça
30 g de amêndoa laminada
30 g de coco
Arandos vermelhos a gosto
1 kiwi

 Preparação
Envolva tudo muito bem e guarde num frasco. 
Numa taça ou prato a seu gosto, coloque um iogurte grego, 3 a 4 arandos, duas colheres de sopa desta mistura de aveia e um kiwi (ou outra fruta) partido aos pedacinhos.
Envolva tudo muito bem e já está.
Agora delicie-se!



Experimente, hoje, amanhã, ou quando lhe der jeito,.. vá até ao jardim, à varanda ou fique na cama, o local onde melhor se sente em paz, é consigo, tome um bom pequeno-almoço, saboreie-o e relaxe. Afinal, o pequeno-almoço deveria ser a principal refeição do dia.
Tenha uma boa semana e seja feliz!

sábado, 21 de maio de 2016

Beringela parmegiana… ou algo parecido

Cada vez mais vemos beringelas nas nossas frutarias e supermercados e cada vez mais encontramos pessoas que conhecem o vegetal, mas tempos houve em que a maioria das pessoas perguntava “O que é isso?” quando eu falava que tinha preparado beringelas para o almoço ou para o jantar. No entanto, e apesar de a maioria conhecer as ditas, muitas ainda perguntam “Mas o que fazer com beringelas?”
Ah… tanta coisa! As beringelas aconchegam-se a qualquer tipo de cozinha. Junte-lhe um pouco garam masala e tem um prato indiano; adicione tomate, manjericão e queijo e temos um sabor italiano, ou então, acrescente-lhe um pouco de canela, cominhos, paprika, gengibre e açafrão “et voilá”, temos as nossas papilas gustativas a passear-se por Marrocos. Haja conhecimento e imaginação que a beringela está cá para nos acompanhar sempre.
Hoje viajamos até Itália com as nossas beringelas. Espero que gostem da viagem, nós adoramos.

Ingredientes
2 beringelas
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
4 tomates grandes maduros, sem grainhas e sem pele
Flor de sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de azeite
Orégãos q. b.
Meio pimento picado
Algumas passas e amêndoas laminadas (opcional)
Manjericão
1 colher de chá + 1 colher de sopa de vinagre de vinho
100 g de queijo mozarela ralado


Preparação
Corte as beringelas longitudinalmente.
Com uma colher retire-lhe o miolo sem danificar a casca. Pique o miolo em pequenos pedaços, tempere com um pouco de flor de sal e sumo de limão. Reserve.
Numa panela coloque as cascas em água a ferver, temperada com 1 colher de sopa de vinagre. Deixe ferver por 5 minutos. Retire-as da água, escorre-as bem e coloque num tabuleiro forrado com papel de alumínio e barrado com um pouco de azeite. Reserve.
Numa panela faça um refogado com o azeite, a cebola, o alho, o pimento e o tomate. Quando a cebola estiver bem transparente e o tomate dissolvido, acrescente o vinagre e tempere com a flor de sal e a pimenta a gosto. Acrescente o miolo da beringela e deixe cozinhar até ficar macio (se necessário junte meia chávena de chá de água).
Rectifique os temperos, retire do lume e distribua este preparado pelas cascas da beringela anteriormente dispostas no tabuleiro. Acomode bem o preparado às cascas, junte algumas passas e amêndoas laminadas, cubra com o queijo mozarela e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, até ficarem bem tostadinhas.
Bom Apetite!




segunda-feira, 16 de maio de 2016

Salada de Feijão Vermelho e Ovo Cozido

Ao fim do dia uma salada cai sempre bem. Esta é muito simples e foi para aproveitar algumas sobras que estavam atrapalhando no frigorífico.
Estava deliciosa!


Ingredientes
Mistura de diferentes alfaces
1 pepino (pickels) às rodelas
4 rabanetes às rodelas
200 g de feijão encarnado cozido
2 ovos picados
Vinagrete


Preparação
Disponha os ingredientes ao seu jeito no prato e depois tempere a seu gosto.
Tempere a salada com um vinagrete na proporção de 1 colher de azeite para 2 de vinagre e flocos de piripiri ou outro tempero a seu gosto.
Bom Apetite!!!

sábado, 7 de maio de 2016

Espetadinhas de Soja Grelhadas no Forno

Para o almoço fiz umas espetadas de soja. 
Há já algum tempo que andava para experimentar e hoje meti as mãos na "massa". 
Só posso dizer que adorámos... e que passará a fazer parte do menu cá de casa. 
Uma comida leve e saborosa.
A quantidade de soja utilizada foi a recomendada pela embalagem (40 g por pessoa) e deu para seis espetadas. 
Uma delícia!  


Ingredientes
80 g de soja grossa

Para a marinada
1 c c de sal
1 c c de açafrão
1 c c de paprika
1 c c de gengibre
1 c s de vinagre de vino
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de água
Pimenta ou piripiri a gosto

Para o molho
1 chalota picada
1 molhinho de coentros picado
Sumo de meio limão
Azeite a gosto



Preparação
Lave bem a soja com água fria e depois coloque-a numa panela com água abundante. Leve ao lume e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Escorra e deixe arrefecer. Depois de fria, esprema muito bem para libertar a água que a soja absorveu.
Numa taça coloque todos os ingredientes da marinada, misture-os e envolva a soja. Deixe-a a marinar enquanto prepara o molho.
Numa outra taça, envolva a chalota picada, os coentros, o sumo de limão e o azeite. Reserve.
Forre um tabuleiro com folha de alumínio. Distribua os cubos de soja em seis espetos e disponha-os no tabuleiro. Leve ao forno em modo grill, a 180 graus durante 15 a 20 minutos, ou até estarem douradinhas.
Servi as espetadinhas regadas com o molho e acompanhadas de couscous de açafrão e uma salada de alface com raspas de cenoura, nabo e beterraba.
Bom Apetite!!!