domingo, 12 de maio de 2013

Atum Salpresado



Esta comida pode ser feita sempre que há atum fresco mas aqui na Madeira é a refeição típica da noite de São João. O atum salpresado é então acompanhado de maçarocas cozidas, feijão maduro cozido com casca e batatas cozidas com casca e cortadas a meio temperadas com sal alho e coentros. Eu gosto de acrescentar uma bela salada de tomate, alface e pepino, também vai muito bem com uma salada de pimento vermelhos assados, com tomate e cebola cortada em rodelas muito finas. Não é tradição mas gosto! 

Hoje mais uma vez fugiu um pouco à tradição e fiz o atum com umas batatas cozidas com casca abertas a meio. Quando estavam quase cozidas coloquei-as num refractário, polvilhei-as com orégãos, um fiozinho de azeite e levei-as ao forno pré-aquecido a 200 graus até ficarem levemente tostadinhas.

Preparação do atum
Peguei numa posta grande e dividia-a em 4 partes. Temperei com 4 dentes de alho picado, orégãos, sal grosso, 3 malaguetas, 2 folhas de louro e deixei a marinar durante uma hora (o ideal seria de um dia para outro).
Coloquei as postas numa panela, adicionei uma cebola inteira, um ramo de salsa e o que sobrou da marinada. Adicionei água até cobrir o atum. Levei ao lume cerca de 20 minutos (o tempo vai depender da altura das postas, convém não cozer muito para não ficar seco). 

Depois de cozido, retirei para um outro recipiente e deixei arrefecer. Entretanto cortei em meias luas, 2 cebolas, 2 dentes de alho, 2 malaguetas meio ramo de salsa picada e coloquei numa travessa. Reguei abundantemente com azeite, vinagre branco (usei de sidra) e com duas conchas da água de cozedura do atum. Desfiz o atum às lascas (não se deve cortar) e envolvei bem com o preparado anterior.

Servi com as batatas e uma salada de alface.
Estava uma delícia. Na noite de São João, farei então como manda a tradição.
Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Que delicia de refeição... adorei e fiquei com água na boca lol
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. adoro atum, e está receita deve estar deliciosa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Que saudades de comer uma refeição destas...hummm até me cresce água na boca.

    ResponderEliminar